Gerenciamento de Requisitos
Engenharia de Requisitos
Gerenciamento de Requisitos
Analise e Desenvolvimento de Software
Durante o processo de desenvolvimento de um sistema de software é comum o surgir novos requisitos e a necessidade de mudanças nos requisitos existentes. Onde o processo de mudança dos requisitos precisa ser controlado de modo a garantir a qualidade do sistema.
O impacto destas mudanças deve ser avaliado e entendido de modo que sua implementação seja feita de maneira eficiente e a baixo custo.
Os principais aspectos ligados à gerência de requisitos são relacionados a:
Gerenciar as mudanças em requisitos existentes
Gerenciar o relacionamento entre os requisitos
Gerenciar as dependências entre o documento de requisitos e outros documentos produzidos durante o desenvolvimento de software.
O Plano de Gerencia de Requisitos especifica as informações e os mecanismos de controle que devem ser coletados e usados para avaliar, relatar e controlar as mudanças nos requisitos do produto.
O propósito do Plano de Gerência de Requisitos é descrever como o projeto irá configurar os documentos de requisito, tipos de requisitos e seus respectivos atributos, rastreabilidade. Define os perfis que irão atuar na coleta e registro dos requisitos, as ferramentas utilizadas para registrar e auxiliar a gestão dos mesmos e os critérios para fornecedores de requisitos.
O objetivo do gerenciamento é pensar e documentar antecipadamente as necessidades do projetos e como atingi-las da melhor forma. A criação desses documentos é papel fundamental da função de todo gerente de projetos.
Este plano deverá focar de que forma as mudanças dos requisitos serão controladas após elas serem aprovadas. O plano de gerenciamento de requisitos poderá incluir as seguintes seções:
Processo de coleta dos requisitos – descreve o processo que será utilizado para obter, analisar e documentar os requisitos.
Papéis e