Lúdico
Universidade Anhanguera Uniderp, como requisito de nota parcial da disciplina:
Organização e Metodologia da Educação Infantil. Orientadora: Tutora a Distância: Adriana
Rodrigues da Silva.
SÃO SEBASTIÃO / DF
2013
Introdução
A criança e o brincar são contextos indissociáveis, o brincar é tão essencial à criança quanto o trabalho é para os adultos. Não se pode pensar na ideia de ter uma criança sem dar-lhe tempo e propiciar-lhe momentos de ser e de se sentir criança. A criança que não brinca não aprende, não tem interesse, não tem entusiasmo, não demonstra sensibilidade e não desenvolve afetividade. Daí a necessidade de compreender o brincar como uma linguagem infantil, uma maneira que as crianças pequenas utilizam para falar não convencionalmente, mas para se expressar e demonstrar seus sentimentos, suas vontades, suas inquietudes.
No ambiente escolar, a criança tem a oportunidade de estar com outras crianças, de entender as diferenças e aprender a socializar-se. Regras e normas são válidas e cabíveis, mas deve-se tomar cuidado em quando e como serão introduzidas no processo educativo. A negação repetitiva e sem fundamento coerente gera insatisfação e desinteresse em aprender, o que chama atenção é pensar que existem tantas escolas que focam na alfabetização e esquecem que a proposta pedagógica das pré-escolas deve ser desenvolvida eminentemente através de concepções voltadas para o brincar e cuidar.
A flexibilidade da escola e dos pais em permitir tempo para que as crianças brinquem deve ser ampla e planejada, deve ser dirigida pela atenção e presença do adulto. Ao brincar, a criança expressa suas emoções, expõe suas habilidades e dificuldades, e mostra aos adultos suas conquistas; mostrando a apropriação de uma linguagem diferente, característica do desenvolvimento infantil.
Jogos Infantis
Cavalo de pau
O cavalo de pau era