Situações do dia-a-dia
Lei da Inércia
1. Quando um automóvel arranca, os passageiros são projectados para trás.
Inicialmente o automóvel encontrava-se em repouso, para arrancar foi-lhe aplicada uma força que fez aumentar a sua velocidade. Os passageiros devido à sua inércia vão-se opor a essa alteração, reagindo em sentido contrário à alteração e, por isso são projectados para trás.
2. Quando um automóvel faz a curva para a direita, os passageiros são projectados para a esquerda.
Inicialmente o automóvel circulava com um movimento retilíneo, na curva passou a circular com movimento curvilíneo, alterando a direção da velocidade. Os passageiros devido à sua inércia vão-se opor a essa variação, reagindo em sentido contrário à alteração, sendo projectados para a esquerda.
Atrito
1. Quando há neve na estrada colocam-se correntes nos pneus.
A superfície é lisa e por isso o atrito entre os pneus e o pavimento é baixo, as correntes vão aumentar a rugosidade dos pneus, aumentando o atrito que faz maior aderência, não permitindo que o veículo deslize tão facilmente.
2. É mais fácil fazer patinagem no gelo do que numa via normal.
No gelo a superfície é mais lisa do que numa via normal, logo há menos atrito o que nos faz deslizar com mais facilidade.
Pressão
1. Afiam-se as facas para cortar bem.
Quando afiamos as facas estamos a diminuir a área de contacto, por isso a pressão aumenta, logo é necessário fazer menos força para cortar.
2. Caminhamos melhor na areia com saltos rasos do que com saltos altos.
O salto raso tem maior área de contacto, por isso há menos pressão, logo os pés não se enterram tanto, o salto alto tem uma menos área de contacto, logo há mais pressão, o que dificulta o andamento na areia.