Lúdico
1. Introdução
O lúdico tem sua origem na palavra “ludus” que quer dizer “jogos” e “brincar”. E neste brincar estão incluídos os jogos, brinquedos e divertimento, isto oportuniza a aprendizagem do aluno. O lúdico faz parte da atividade humana e caracteriza-se por ser espontânea funcional e satisfatória, não importa somente o resultado, mas a ação, o movimento vivenciado. Sendo que o mesmo acontece a partir do brinquedo, brincadeiras e jogos, pois é o momento que a criança entra no seu mundo de imaginação.
A atividade lúdica tem o objetivo de produzir prazer e de divertir ao mesmo tempo, no entanto, desenvolve no educando habilidades cognitivas, motoras, a atenção, o movimento ritmado, conhecimento quanto à posição do corpo, direção a seguir e outros. Participando do desenvolvimento em seus aspectos biopsicológicos e sociais, desenvolve livremente a expressão corporal que favorece a criatividade, adquire hábitos de práticas recreativas para serem empregados adequadamente nas horas de lazer, adquire hábitos de boa atividade corporal, seja estimulada em suas funções orgânicas, visando ao equilíbrio da saúde dinâmica e desenvolve o espírito de iniciativa, tornando-se capaz de resolver eficazmente situações imprevistas. Assim, os jogos e as atividades lúdicas tornam-se significativas à medida que a criança se desenvolve, com a livre manipulação de materiais variados, ela passa a reconstituir reinventar as coisas, que já exige uma adaptação mais completa. Essa adaptação só é possível, a partir do momento em que ela própria evolui internamente, transformando essas atividades lúdicas, que é o concreto da vida dela, em linguagem escrita que é o abstrato (PIAGET, 1973, p. 156).
O jogo é uma atividade lúdica que tem valor educacional. A utilização do mesmo no ambiente escolar traz muitas vantagens para o processo de ensino aprendizagem, o jogo é um impulso natural da criança funcionando assim como um grande motivador. Confirmando