Economia
Ciências Contábeis – Teoria da Administração
Nome:
Competências e Habilidades
Introdução
Neste trabalhado vamos falar e nos aprofundar sobre a teoria da administração e seus conceitos administrativo envolvendo – se com a humanização.
Percebemos que a produção como conjunto de atividades vem acompanhando o homem desde sua origem. Ao tentar moldar a pedra para fazer utensílios, o homem executava atividades de produção.
Com o passar do tempo muitas pessoas mostraram – se habilidosas, surgindo assim os primeiros artesãos que foram a primeira forma de produção organizada. Com muitas encomendas e já determinando um tempo para as entregas e vendo-se apertados com as entregas aos artesãos passaram a contratar ajudantes que realizavam, de início apenas os serviços de menores responsabilidades e mais grosseiros. E aprendendo o oficio, com agilidade e desenvoltura, tornavam – se novos artesãos.
Com a descoberta da máquina a vapor, houve a substituição da força humana da força da máquina. Os artesãos passaram, então, a serem agrupados nas primeiras fábricas. Nas fabricas exigiam-se a padronização dos produtos e seus processos de fabricação, o treinamento e a habilitação da mão de obra direta, a criação e o desenvolvimento dos quadros gerenciais e de supervisão, desenvolvimento de técnicas de planejamentos e controle financeiro da produção, e desenvolvimento de técnicas de vendas.
No fim do século XIX, surgiram nos Estados Unidos os trabalhos de Frederick w. Taylor, considerado pai da administração cientifica e com isso surgiu à sistematização do conceito de produtividade, isto é, a procura incessante por melhores métodos de trabalho e processo de produção, com o objetivo de se obter melhoria da produtividade com menor preço possível. E é evidente que essa procura ainda hoje é o tema central em todas as empresas, mudando apenas as técnicas utilizadas.
Já na década de 1910, Henry Ford cria a linha de