Apostila
Unidade IV
7 INDICADORES COMPLEMENTARES
7.1 Indicadores econômicos
Antes da análise da lucratividade, Silva (2008) argumenta que, geralmente, na análise de desempenho, a ênfase é dada para as vendas da empresa em um determinado período, comparativamente ao período anterior e ao desempenho de seus concorrentes. Sobre esse aspecto apresentado, a análise horizontal é uma excelente ferramenta para medirmos a evolução das receitas.
Lembrete
Os indicadores econômicos representam a interpretação dos recursos investidos pela empresa ao longo do tempo.
Os estudos setoriais possibilitam comparações de evolução das vendas da empresa com a evolução dos concorrentes. Dessa forma, o conhecimento prévio e a compreensão adequada desses fatores facilitam o entendimento, consequentemente, da lucratividade da empresa.
Assaf Neto (2007) afirma que esses indicadores procuram avaliar os resultados conquistados por uma empresa em relação a determinados parâmetros que melhor revelem a verdadeira dimensão desses resultados. Sendo assim, as principais bases de comparação adotadas para o estudo dos resultados organizacionais são: o ativo total, o patrimônio líquido e as receitas de vendas.
Os índices de retorno, também conhecidos por índices de lucratividade ou mesmo de rentabilidade, indicam qual o retorno que o empreendimento está propiciando. Podem-se obter, por meio da análise das demonstrações financeiras, os indicadores de retorno sobre o investimento, retorno sobre vendas e retorno sobre o capital próprio, entre outros (SILVA, 2008, p. 189)
Indicadores econômicos são aqueles que mostram as margens de lucro (rentabilidade), de retorno do capital investido e a velocidade das operações realizadas.
7.1.1 Taxa de retorno sobre o investimento
Essa medida revela a rentabilidade, o retorno produzido (em termos percentuais) pelo total das aplicações realizadas por uma empresa em seus ativos. Em outras palavras, o retorno