Lógica juridica
A lógica como método da filosofia é aplicada rigorosamente na Idade Média. Aristóteles partiu do princípio de identidade que foi descoberto por Parmênides para escrever o Organon.Ele criou o Organon como instrumento, para permitir raciocinar corretamente, assim denunciando o raciocínio incoerente.
Do termo grego logos , que se traduz por “razão”, se origina a primeira definição de Lógica, isto é, ciência do raciocínio ou arte do raciocínio, ou, ainda, arte e ciência do pensamento.
O termo raciocínio pode apresentar em dois sentidos: somente a dedução ou toda a espécie de inferências e, portanto, dedução e indução. Com isso a Lógica , em sentido restrito limita-se ao raciocínio dedutivo, ao silogismo; em sentido amplo, abrange a indução.
Existem várias definições de Lógica; todas trazem, no entanto, o pensamento,o raciocínio como fundamento.
Os princípios lógicos servem á demonstração. A teoria da demonstração supõe que, em ultima analise , atinjamos um principio indemonstrável.Efetivamente, a demonstração consiste em prender um fato a uma generalidade já estabelecida, como neste argumento:
Deus criou o Universo – generalidade
A terra está no universo – fato
Logo, Deus criou a terra.
Para demonstrar uma generalidade já estabelecida é preciso recorrera uma generalidade maior.Prosseguindo nessa busca chegaríamos,