Líquidos Iônicos
Histórico:
Líquidos iônicos ou sais que se fundem à baixa temperatura têm ponto de fusão próximos à temperatura ambiente. São substâncias iônicas em estado líquido que podem ser utilizadas em diferentes campos do conhecimento. Faraday foi um dos pioneiros no uso destes sais em estado líquido no domínio da eletroquímica. No final da década de 40 foi descoberto que quando misturados cloreto de alquilpiridínio e tricloreto de alumínio forma-se um sistema iônico de baixa temperatura de fusão, segundo a reação a seguir
(Esquema 1)
Esquema 1
Ainda na década de setenta foram estudados os sais com cátions do tipo tetralquilamônio utilizados em eletroquímica e como solventes em catálises. Porém o alto ponto de fusão destes compostos, geralmente acima de 100°C limitou seu uso prático.
No início da década de 80 foram introduzidos os sais obtidos pela reação do cloreto de 1,3 -alquilimidazólio com o tricloreto de alumínio obtendo-se temperaturas inferiores a 100°C.
No início da década de 90, misturas contendo cloreto de n-butil-3-metilimidazólio (BMI.Cl), tricloreto de alumínio e um halogeneto de alquilalumínio foram introduzidos como solventes para a dimerização de substâncias conhecidas como olefinas em catalisadores de níquel.
Mais recentemente um grupo de pesquisadores introduziram líquidos recém sintetizados como o tetrafluoroborato de n-butil-3-metilimidazólio, que apresenta baixa temperatura de transição de fase e ao mesmo tempo grande intervalo de estado líquido, superior a 250°C.
Características:
Muitas são as características que instigam os estudiosos encontrarem aplicações para os líquidos iônicos (LI’s). Na estrutura dos LI’s têm-se uma parte orgânica, composta pelo cátion e a inorgânica, composta pelo ânion. Uma das vantagens de trabalhar com esses líquidos é que sua estrutura é personalizável, podendo substituir cátions e ânions para obter as propriedades desejadas.
As propriedades