Liquidos Ionicos
Instituto de Ciências Biológicas
Líquidos Iônicos
Disciplina: Química para Ciências Biológicas
Instituto de Ciências Exatas (ICEX)
Alunos:
......................................
.......................................
Abril / 2012
Introdução
Os compostos iônicos, geralmente, apresentam características bem definidas: possuem temperatura de fusão e ebulição altas, encontram-se em estado sólido à temperatura ambiente e conduzem corrente elétrica quando em estado líquido ou aquoso. A ligação iônica ocorre com transferência completa de elétron(s) entre os átomos, culminando na formação de cátions e ânions que se ligam firmemente por força eletrostática. Por isso, em temperatura e pressão ambientes, a maioria dos compostos iônicos são sólidos. Entretanto, existem compostos iônicos que possuem características diferenciadas, o que é o caso dos chamados líquidos iônicos.
Líquidos iônicos são compostos que, embora formados pela ligação entre íons, apresentam-se no estado líquido à temperatura ambiente. Isso ocorre porque esses compostos são formados por cátions comumente volumosos (geralmente orgânicos e algumas vezes com carga deslocalizada, cadeias cíclicas e/ou aromáticas, baixo grau de simetria), assim como os ânions (com basicidade fraca, podendo ser orgânicos ou inorgânicos), o que dificulta o seu agrupamento em um retículo cristalino que possa conferir à substância o estado de agregação sólido a 25°C. Assim como em qualquer substância iônica, porém, ainda existem atrações eletrostáticas entre os íons desses líquidos, suficientes para tornar sua pressão de vapor praticamente nula – ou seja, quase não há evaporação.
A indústria química tem demonstrado grande interesse no estudo e na aplicação de líquidos iônicos para diversas finalidades, devido a propriedades vantajosas como: baixo ponto de fusão; alto grau de dissociação iônica; condução de eletricidade;