LÍQUIDO NÃO NEWTONIANO
OBJETIVO
Esse experimento visa o comportamento dos líquidos não newtonianos, em especial, o do amido de milho (maizena) com água. Vamos demonstrar experimentalmente as alterações sofridas por esses materiais quando submetidas à forças externas.
INTRODUÇÃO
Os líquidos newtonianos caracterizam-se por terem uma viscosidade constante. A água, o leite e os óleos são alguns exemplos. Já nos líquidos não newtonianos, a viscosidade varia com a força aplicada e eles possuem propriedades mecânicas diferentes. Assim, não possuem viscosidade definida. Como exemplo comum de um líquido não newtoniano tem-se o catchup: no frasco, tem alta viscosidade; mas, quando inclinamos o frasco, ele escorre com facilidade.
MATERIAL
1 pote plástico ou béquer de 500 ml
2 a 3 xícaras de amido de milho
1 xícara de água
1 colher ou bastão de vidro PROCEDIMENTO
1. Despeje o amido no pote plástico ou béquer.
2. Vá despejando água e misturando lentamente até que a mistura se torne bem pastosa.
3. Agora você pode “brincar”.
RESULTADO
Observe que, ao aplicar bruscamente uma força sobre a mistura, ela se torna sólida; e, quando você descansa seus dedos ou move lentamente a colher na mistura, ela se mostra maleável.
CONCLUSÃO
Quando o amido de milho se mistura com a água, a nível microscópico, têm-se um conjunto de partículas sólidas suspensas em um líquido. Porque essa mistura é muito espessa, as partículas estão muito próximas uma das outras ( de tal modo que realmente se tocam entre si), mas ainda são capazes de deslizar umas sobre as outras. Isso acontece quando se mexe na mistura lentamente – as partículas em suspensão tem tempo para se mover e lentamente escorregar umas sobre as outras. Assim, a mistura funciona como um líquido que pode fluir facilmente. No entanto, quando se de repente pressiona a mistura, as partículas não têm tempo para se mover e ficam como estão e se comporta como sólido.
Realizaram o experimento : Ana Carolina Garcia Fonseca n° 3