Língua Portuguesa
Brincadeira de pular elástico é uma brincadeira popular que é praticada desde tempos atrás, por nossos pais e avós. Hoje em dia precisamos gastar essas brincadeiras para manter a cultura e dar opções para as novas gerações, pouco inseridas em brincadeiras populares.
Pular Elástico Uma brincadeira que pode ser utilizada e adequada aos objetivos da educação física é pular elástico. Alem de ser aeróbica e promove desenvolvimento da capacidade cardiovascular, desenvolve a concentração, a coordenação, a cooperação e a memorização. Não esquecendo do trabalho muscular que é proporcionado pela atividade. Preciso comentar que é o equipamento mais barato a ser utilizado pela educação física e os ganhos são inúmeros. Existem variações de movimentos e regras para pular elástico.
Material: um elástico de uns 3m, com as pontas atadas uma à outra. * Participantes: Três crianças. * Como jogar: Duas crianças seguram o elástico na altura das canelas. A 3ª criança é quem pula. Os pulos da jogadora: 1. Pular no meio do elástico (no vão entre os dois lados do elástico), com os pés juntos. 2. Pular em cima dos dois lados do elástico (com os dois pés ao mesmo tempo). 3. Pular afastando as pernas (para que os dois lados do elástico fiquem entre suas pernas). 4. Arrastar o pé direito, puxando o lado direito do elástico, para perto do pé esquerdo (ou seja, arrastar no chão o pé, sem levantar. Assim, o elástico vem junto). 5. Soltar o elástico (levantando a perna). 6. De frente para o elástico, prendê-lo no dorso dos pés, e pular sobre o outro lado do elástico, "cruzando". 7. Retornar (desfazer o pulo). Depois, sobe-se o elástico para o joelho das que estão segurando, depois para a cintura.