lâmpadas
TABELAS DE
INTENSIDADES MÁXIMAS
ADMISSÍVEIS
EM REGIME
PERMANENTE
8.1 CONDIÇÕES DE INSTALAÇÃO
Nas Tabelas 6 a 9 são indicadas as intensidades máximas admissíveis em regime permanente para cabos de Cobre ou Alumínio, com isolamentos de EPR ou
PEX, monopolares ou tripolares, instalados ao ar ou enterrados, na gama de
Baixa Tensão (0,6/1 kV). Os valores incluídos nas tabelas (*) foram calculados segundo o método da IEC 60287 – correspondendo portanto a temperaturas no condutor de 90ºC.
Também deve referir-se que os valores de intensidade estão adequados às seguintes condições de instalação:
CABOS ENTERRADOS
Um terno de cabos monopolares em contacto mútuo.
Profundidade não superior a 1m, sendo a resistividade térmica do terreno 100 ºC.cm/W, e a uma temperatura de referência a essa profundidade de 25 ºC.
CABOS AO AR
Um terno de cabos monopolares em contacto mútuo, dispostos de forma a que entre eles se consiga uma renovação de ar eficaz, a uma temperatura de 40 ºC e não expostos à luz solar.
Em ambos os casos, se as condições verificadas não se ajustam exactamente a estes modelos de referência, devem aplicar-se os factores de correcção apresentados mais à frente, onde se referem as condições mais comuns.
S a l vo a l g u n s ca sos co m o os fa c to res re fe re n tes a temperaturas inferiores à de referência ou resistividades térmicas mais baixas, os factores variam no sentido de diminuir por vezes significativamente o valor da intensidade máxima, particularmente quando alguns dos efeitos se fazem sentir em simultâneo.
• 62 •
Para os cabos de Baixa Tensão, a aplicação segue os mesmos valores de correcção, mas se tivermos em conta os valores previstos de queda de tensão é frequente termos de instalar uma secção superior à calculada para troços longos.
(*) NOTA: Em qualquer tipo de instalação as intensidades indicadas estão
baseadas numa temperatura do condutor igual ao limite de 90 ºC para isolamentos termoestáveis