Relatorio de Fisica
Na região do Recôncavo baiano a agricultura tem sido tradicionalmente de sequeiro devido ao nível tecnológico dos pequenos produtores, os quais são maioria. A falta de informações sobre o balanço de água do solo, não tem permitido uma orientação técnica adequada baseada da disponibilidade hídrica que caracteriza a aptidão climática das culturas às regiões, determinando espécies e variedades a serem cultivadas e as melhores épocas de plantio.
O balanço hídrico climatológico, desenvolvido por Thornthwaite & Matter é uma das várias maneiras de se monitorar a variação do armazenamento de água no solo. Partindo-se do suprimento natural de água ao solo, da demanda atmosférica, e da capacidade de água disponível, o balanço hídrico fornece estimativas da evapotranspiração real, da deficiência, do excedente hídrico e do armazenamento de água no solo. O balanço hídrico assim calculado torna-se um indicador climatológico da disponibilidade hídrica em uma região (Pereira et al., 1997), o que é fundamental no planejamento agrícola.
O objetivo é avaliar o regime hídrico dos solos de Tabuleiros Costeiros do Recôncavo baiano mediante o balanço hídrico, incorporando na análise, aspectos edáficos e climáticos.
De acordo com os resultados obtidos podemos concluir que, o balanço hídrico torna-se um indicador fundamental no planejamento da atividade agrícola. Desta forma, para que haja um bom desenvolvimento da agricultura do Recôncavo baiano, nos solos de Tabuleiros, é necessário o conhecimento das variáveis climáticas juntamente com um manejo adequado das culturas e do solo, principalmente no