luz e sombra
1. ÁREA DE CONCENTRAÇÃO E JUSTIFICATIVA 03
1.2 OBJETIVOS 03
1.3 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 03
2. METODOLOGIA 05
2.1 CRONOGRAMA 06
REFERÊNCIAS 06
1. ÁREA DE CONCENTRAÇÃO E JUSTIFICATIVA
O estágio será realizado no ensino fundamental I, terá como área de concentração “Ensino e aprendizagem das Artes Visuais”. O tema escolhido para desenvolver o trabalho foi “LUZ E SOMBRA”.
As crianças exploram o mundo ao seu redor, através da percepção dos seus próprios movimentos e expressões, analisam os objetos, descobrem profundidade, dimensões, formas.
1.2 OBJETIVO
Observar diferentes iluminações e sombras.
Ampliar a criatividade.
Proporcionar momentos de discussão e experimentação.
Ampliar técnicas de pintura.
Desenvolver a capacidade de percepção e apreciação estética.
Ampliar possibilidades de expressões e movimentos com o próprio corpo.
1.3 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Se olharmos a nossa volta, podemos perceber que tudo reflete e assim gera sombra, claro, alguns lugares mais luz, outras menos. Onde há luz, há sombra, e entre uma e outra chamamos de meia sombra.
“A escuridão não deve ser simplesmente entendida como ausência de luz, ou o mal como a não presença do bem. Ambos devem ser entendidos como complementares. Entrelaçam-se como duas pirâmides dinâmicas na imagem representativa da visão de mundo”.( Siegfried Zielinski, Arqueologia da Mídia, p.135).
O jogo de luz e sombra tem o poder de despertar nossa imaginação, uma foto com muita sombra, por exemplo, nos faz ficar imaginado o que poderia ter por trás daquela sombra, e a luz então em meio a tanta sombra se torta uma explosão de informações. Conforme René Huyghe:
"Se é um lugar-comum dizer que não haveria coisa visível sem a luz, logo se lhe acrescenta um paradoxo, a saber, que a luz pode igualmente permitir a expressão, o fazer ver aos olhos do