Luz e Cor
CCET-ARQUITETURA E URBANISMO
EXERCÍCIO VISUAL
LUZ E COR
CONFORTO AMBIENTAL III
BELÉM - PA
2014.2
EXERCÍCIO VISUAL
LUZ E COR
CONFORTO AMBIENTAL III
Trabalho apresentado ao curso de graduação em Arquitetura e
Urbanismo como requisito para obtenção de pontuação bimestral.
BELÉM - PA
2014.2
1
IMAGEM 1
Ambiente neutro aconchegante, a escolha das cores neutras traz tranquilidade ao ambiente. As grandes janelas levam iluminação natural poupando consumo excessivo de energia, os móveis com traços retos e alguns translúcidos exprimem leveza. O espaço está bem divido entre uma cozinha americana, sala de estar e jantar. Talvez pudesse ter algo nesse ambiente que causasse um certo impacto uma vez que está neutro, algo para dar vida. A iluminação é agradável apesar de que pode não ser suficiente para o período noturno.
IMAGEM 2
Esta sala de estar proporciona tranquilidade, ao usar as cores brancas, tons de cinza e o preto, possui boa claridade não só pela presença de uma grande janela na extremidade, mais também pelo uso das cores, o branco que absorve pouca luz e transmite pouco calor ao ambiente, tornando o espaço confortável e econômico uma vez que sua iluminação natural é predominante.
Poderia ser utilizado móveis, ou acessórios decorativos de cores mais vivas para contrastar com o piso branco e a parede de tonalidade acinzentada, para dar mais vida e alegria ao ambiente.
2
IMAGEM 3
Um ambiente onde o calor se manifesta não é adequado para se saturar com cores que também apresentem tonalidades quentes, isso deixa o ambiente pouco confortável. A cor amarela nas paredes e móveis, no piso de madeira aparentemente avermelhado e o armário de madeira também feito em tom de madeira avermelhada deixam o cômodo carregado de cores quentes, vibrantes, proporcionando sensação pouco tranquilizadora diante da energia que produzem aos olhos.
Com intuito de dar mais leveza, uma das paredes