Luz e cor
LUZ - COR - TINTA
A cor é a música dos olhos.
Goethe
Tintas de diferentes cores e suas composições são instrumentos que auxiliam a transformação de um suporte em impresso. A película de tinta depositada sobre um suporte resulta na cor, intensidade è brilho da imagem. A relação tinta-papel abrange uma série de aspectos que devem ser cuidados para que seja obtido um resultado harmonioso.
FÍSICA DA COR
ONDAS ELETROMAGNÉTICAS
A luz é constituída de ondas eletromagnéticas. Pertencem à família das ondas eletromagnéticas, além da luz, também a corrente elétrica, ondas de rádio e televisão, os raios alfa e as radiações cósmicas. 0 comprimento de onda das oscilações eletromagnéticas varia entre 1000 quilômetros e frações de milicrom. As oscilações das ondas eletromagnéticas visíveis, portanto a luz, variam de comprimento entre 400 e 700 nm (nanômetros) ou milimicra. A luz branca compõe-se de oscilações eletromagnéticas de diferentes comprimentos de onda, perceptíveis ao olho, como cores distintas.
[pic]
As oscilações eletromagnéticas (radiações) divergem entre si por seus diferentes comprimentos de onda (freqüência).
Na luz branca estão contidas todas as cores visíveis, portanto a cor é apenas uma parte da luz branca. Mediante a refração da luz branca em um prisma de cristal se produz o espectro. 0 espectro é a separação das radiações contidas na luz; sua ordem é sistemática, segundo o comprimento de onda.
[pic]
Diferentes longitudes de ondas.
As cores do espectro são azul-violeta, azul-ciano, verde, amarelo, vermelho-laranja e vermelho. As cores de um só comprimento de onda se chamam monocromáticas. 0 magenta não está contido no espectro devido ao fato de não ser monocromática. Obtém-se o magenta sobrepondo-se a projeção dos extremos, ou seja, o vermelho-laranja e o azul-violeta.
[pic]