Análise Psicanalítica do filme A Vida Secreta de Walter Mitty
832 palavras
4 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS - UFMGFACULDADE DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS - FAFICH
CURSO DE PSICOLOGIA
Estudo Dirigido
Belo Horizonte - MG
Setembro /2014
Este estudo dirigido aplicará a teoria da psicanálise freudiana sobre a Interpretação dos Sonhos no filme The Secret Life of Walter Mitty (A vida secreta de Walter Mitty, 2013) com a direção e atuação de Ben Stiller.
O filme se passa no ano de 2001 e conta a história de Walter Mitty (Ben Stiller), um homem de 42 anos, solteiro, que trabalha na editora da revista LIFE como gerente da seção de negativos. Seu pai falece quando ele tem apenas 16 anos e como consequência Walter abre mão sua juventude para trabalhar e ajudar sua e irmã no sustento da casa. Isso faz com que ele cresça um adulto sem autoestima e coragem para realizar suas vontades. Um escape para seu estado de completa estagnação são seus devaneios, que acabam por realizar, de forma fantasiosa, os seus desejos. Esses devaneios serão os objetos de análise deste estudo dirigido.
Sua personalidade cria as duas problemáticas do filme. Na primeira, ele se interessa por Cheryl Melhoff (personagem interpretado pela atriz Kristen Wiing). Contudo, sua inibição impede que ele converse com ela e chame-a para sair. A segunda situação é a venda da revista onde trabalha para uma corporação, que irá torná-la uma revista on-line, colocando vários empregos considerados desnecessários em risco, principalmente o de Walter. A capa da última edição conterá uma foto recebida por Walter do renomado fotógrafo Sean O'Connell (Sean Penn), mas este não consegue encontrá-la, levando-o a assumir que a perdera. O desenrolar do filme se baseia na sua busca de Walter pelo resgate da foto.
O contexto em que o personagem se encontra é de um homem frustrado com o rumo que sua vida havia tomado, em contraste com os planos da sua juventude. Após a morte prematura do pai, sua maior figura de incentivo, ele se vê obrigado a assumir a