luxações, entorses e fraturas
DISCIPLINA DE MEDICINA DO TRABALHO
CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO
LUAN FRASSETO CANTO
RODRIGO OLIVEIRA PORTO
ENTORSES, FRATURAS E LUXAÇÕES
TUBARÃO 2013
Sumario
1 INTRODUÇÃO Durante todos os dias o corpo humano é testado e colocado a prova, e como é sempre muito exigido durante todo o dia o corpo humano também esta sujeito aos chamados traumas musculo esqueléticos que compreendem a luxação , as entorses e fraturas , seja durante uma atividade física, uma caminhada leve ou até mesmo um exercício de impacto o corpo humano é exigido ao máximo, pode acontecer tais traumatismos também durante acidentes como quedas e traumas violentos como por exemplo acidentes automobilísticos e ou durante o expediente de trabalho.
O trabalho a seguir irá tratar sobre o assunto de forma compacta para melhor visualização e que possa ser de fácil acesso e entendimento por parte dos que assim consultarem.
No trabalho a seguir apresenta se os traumas musculo esqueléticos com sua definição, sintomas e alguns cuidados quando ocorridos e será dividido em luxações , entorses e fraturas.
2 LUXAÇÃO
2.1 O QUE É LUXAÇÃO
Luxação é o deslocamento de um osso da articulação, geralmente acompanhado de uma grave lesão de ligamentos articulares. Isso resulta no posicionamento anormal dos dois ossos da articulação. A luxação pode ser total ou parcial – os dois ossos da articulação ainda permanecem em contato.
2.2 CAUSAS
A principal causa de luxação consiste num traumatismo violento que provoca uma insuficiência nos elementos de sustentação da articulação (ligamentos, cápsula articular, tendões e músculos) e a deslocação do osso, que deixa de estar unido à articulação. Embora este traumatismo possa incidir diretamente no osso ou na articulação, também se pode tratar de um traumatismo