Fratura, luxação e entorse
RENATA LUIZ DA SILVA
LUXAÇÃO, ENTORSE E FRATURA
CURITIBA
2014
RENATA LUIZ DA SILVA
LUXAÇÃO, ENTORSE E FRATURA
Trabalho sobre luxação, entorse e fratura, apresentado na disciplina de Higiene e Primeiros socorros do Curso Técnico em Petróleo e Gás Integrado ao Ensino Médio do Setor de Educação Profissional e Tecnológica da Universidade Federal do Paraná.
Aluna: Renata Luiz da Silva
CURITIBA
2014
Introdução
Diversos tipos de ossos, ligamentos, tendões e outras estruturas são as formadoras do corpo humano. Uma boa relação com nosso corpo só pode ser criada através de cuidados e precauções, cuidados ao praticar uma atividade física, ou até mesmo descer uma escada, atividades simples em nosso dia a dia se não forem realizadas com cautela podem se transformar em grandes transtornos. Essa boa relação, ou seja, esse cuidado que devemos ter com nosso corpo, se não for respeitado ou seguido pode ter várias consequências.
Fraturas, entorses e luxações podem ocorrer a qualquer momento, e é importantíssimo conhecer esses tipos de lesões e saber como agir diante delas. Ao decorrer desse trabalho, o conhecimento sobre o que são, em que situação podem ocorrer, como realizar o diagnóstico, e as medidas de primeiros socorros, serão abordadas e explicadas.
Entorse
Conceito:
Entorse é uma lesão traumática que ocorre quando os ligamentos são movimentados de forma bruta ou forçada, no entanto sem deslocamento de ossos. Na maioria dos casos ele ocasiona distensão dos ligamentos e da cápsula articular ou fibrosa, uma membrana conjuntiva que envolve esses ligamentos, e em casos mais graves pode também provocar o rompimento parcial ou completo deles. As pessoas mais propensas a esse tipo de lesão são os atletas, porém pessoas comuns em atividades diárias podem