entorses e luxa es
Alunas: Camilla Maria, Caroline Gonçalves, Monique Andrade, Yasmim Araujo e Yasmin Cruz.
Turma: EDI 3001.
Data: 10/04/2015 ENTORSES E LUXAÇÕES
LUXAÇÕES
A luxação é uma lesão onde às extremidades ósseas que formam uma articulação ficam deslocadas, permanecendo desalinhadas e sem contato entre si. O desencaixe de um osso da articulação (luxação) pode ser causado por uma pressão intensa, que deixará o osso numa posição anormal, ou também por uma violenta contração muscular. Com isto, poderá haver uma ruptura dos ligamentos. Os sinais e sintomas mais comuns de uma luxação são: dor intensa, deformidade grosseira no local da lesão e a impossibilidade de movimentação. Em caso de luxação, o socorrista deverá proceder como se fosse um caso de fratura, imobilizando a região lesada, sem o uso de tração. No entanto, devemos sempre lembrar que é bastante difícil distinguir a luxação de uma fratura.
OCORRENCIA
Embora seja possível qualquer articulação se tornar luxada, os locais mais comuns em que isso ocorre no corpo humano são:
Ombros;
Dedos;
Joelhos;
Punhos (mais provavelmente acompanhado por uma fratura.);
Cotovelos (também acompanhada por uma fratura);
Articulação Temporomandibular (ATM);
TRATAMENTO
Uma articulação luxada só pode ser 'reduzida' com sucesso por um médico treinado. Tentar reduzir uma articulação sem treinamento pode causar agravamento ainda maior da lesão.
Assim que o diagnóstico for confirmado, a articulação geralmente é manipulada de volta para sua posição original. Isto pode ser um processo muito doloroso, consequentemente ele é tipicamente feito sob sedação.
É importante que a articulação seja reduzida o mais rápido possível, já que, quando deslocada, o