luxação
Ocorrência
Embora uma luxação possa ocorre em qualquer articulação do corpo, as regiões mais afetadas são os ombros, cotovelos e dedos da mão. Em consequência da luxação pode haver danos nos músculos, ligamentos e tendões que devem ser tratados posteriormente com fisioterapia.
Causas
Dependendo do local e da força do impacto provocado por quedas, encontrões, pancadas, por contração brusca da musculatura ou fraqueza muscular, a luxação pode ter consequências graves e provocar incapacidade permanente, especialmente para as pessoas sem preparo físico adequado e que não mantêm uma rotina persistente de exercícios.
Sintomas
Dor forte, alterações no formato da articulação, impossibilidade de movimento e, às vezes, inchaço e hematomas são os mais característicos.
Diagnóstico da luxação
Pode-se chegar ao diagnóstico de luxação ao observar a área deformada e através do exame de raio X, que evidencia as alterações ósseas.
A ressonância magnética e a tomografia podem ser realizadas após a redução da luxação para avaliar os danos causados nos músculos, ligamentos e na cápsula articular.
Tratamento
Uma articulação luxada só pode ser 'reduzida' com sucesso por um médico treinado. Tentar reduzir uma articulação sem treinamento pode causar agravamento ainda maior da lesão.
Assim que o diagnóstico for confirmado, a articulação geralmente é manipulada de volta para sua posição original. Isto pode ser um processo muito doloroso, consequentemente ele é tipicamente feito sob sedação ou em uma sala de cirurgia sob anestesia geral.
É importante que a articulação seja reduzida o mais rápido possível, já que, quando deslocada, o suprimento sanguíneo para a articulação (ou para a anatomia distal) pode estar comprometido.