lutas na escola
A LUTA NA ESCOLA
A luta na escola sempre foi vista como algo que induz à agressividade. Para a maioria dos pais que são leigos e não sabem que a luta pode ajudar seu filho(a) a conhecer melhor seu corpo.
Antes de pôr o projeto em prática, o professor deve fazer uma pesquisa com os alunos para saber o que eles sabem sobre lutas, quais as modalidades que conhecem, se eles gostariam de participar do projeto.
Após a pesquisa com os alunos, o professor falará da diferença entre briga e luta. Abordará que briga é antiético e a luta têm regras e objetivos próprios e que fazem parte da cultura.
Segundo Jader, o professor deverá se preocupar com a saúde e bem estar dos alunos em geral, estando ciente que todos agem com emoções einteresses conscientes diferenciados, não abrindo espaço para agirem de forma agressiva.
A partir do momento que o professor tiver os alunos prontos para participar das atividades físicas, ele terá que separar por idade/série para que sejam orientados de acordo com sua faixa etária. Todas as lutas devem ser abordadas diferenciadas das lutas trabalhadas em academias.
Os alunos maiores do 5° ao 8° ano por exemplo poderão fazer pesquisassobre a origem, regras, história, vestimenta, quais lutas são esporte ou apenas lutas, etc.
A meta da pesquisa é ampliar o leque de práticas corporais que as crianças conhecem.
O professor deve planejar as aulas incluindo o ensinamento dos elementos que estruturam as modalidades: equilíbrio, desequilíbrio, força, rapidez, atenção,e agilidade.
È importante o professor se aprofundar nos conhecimentos de cada luta abordada, tanto na parte prática como na filosófica, sempre pensando em benefício do seu aluno, também deve trazer sempre que possível instrutor para dar palestras e apresentações práticas, fazer uso de filmes sobre a história das lutas, etc. Deixando a aula prazerosa.
O professor de Educação Física deve mostrar o respeito sobre o “oponente”, falar do conceito do Fair