Lutas na escola
CRISTINA GONÇALVES SANTOS
UMA POSSIBILIDADE DE ENSINO DE LUTAS NA EDUCAÇÃO FÍSICA
IBIRITÉ
2013
CRISTINA GONÇALVES SANTOS
UMA POSSIBILIDADE DE ENSINO DE LUTAS NA EDUCAÇÃO FÍSICA
Trabalho apresentado à disciplina Lutas II do curso de Educação Física 3º período noite, ministrada pela professora Ana Cristina.
IBIRITÉ
2013
UMA POSSIBILIDADE DE ENSINO DE LUTAS NA EDUCAÇÃO FÍSICA
O artigo Uma possibilidade de ensino de lutas na educação física de Everton Lourenço, Fabiane Silva e Sarah Teixeira nos apresentam as possibilidades do ensino de lutas nas aulas de Educação Física. Mostra-nos uma experiência desenvolvida no ensino de lutas em uma escola publica de Ibirité. É proposto que nesta escola que experimentem as lutas através de quatro aulas de diferentes praticas de lutas.
O movimento é a produção de movimentos e o se movimentar é quando o homem e o mundo se manifesta. A Educação Física deve-se atribuir o conhecimento das praticas corporais, da cultura orientando o se movimentar. A proposta da Educação Física é transmitir aos alunos o se movimentar em um contexto, uma historia, uma classe social. Através da Educação Física escolar os alunos devem aprender a refletir sobre os elementos que compõem a cultura de movimento contribuindo para formação cultural do aluno. O aluno deve aprender não só a prática, mas também entender os sentidos que as orientam.
As artes marciais devem ser ensinadas na escola visando o respeito, a ética e desenvolvimento individual e social do sujeito. Os alunos podem vivenciar o conteúdo da lutas buscando estratégias de defesa e poucas estratégias de ataque.
Não é fácil introduzir as lutas na escola. Muitas dificuldades serão encontradas, porém, com insistência e construindo movimentos e dando sentidos a eles a pratica se torna viável e agradável para os alunos.
REFERÊNCIA
LOURENÇO, Everton; SILVA, Fabiane; TEIXEIRA,