lutas na escola
LUTAS NA ESCOLA: VALIOSA FERRAMENTA PEDAGÓGICA PARA O SEGUNDO
SEGMENTO DO ENSINO FUNDAMENTAL
ESP. THIAGO DE SOUSA ROSA (1) (2)
DR. RICARDO RUFFONI (2) (3)
MS. IVAN LUNA (4)
(1) Centro Integrado de Saúde Popular – CISP, RJ, BRASIL.
(2) Equipe Ruffoni de Judô, RJ, BRASIL.
(3) Centro Universitário Celso Lisboa – CEUCEL, RJ, BRASIL.
(4) Centro Universitário UNIABEU, RJ, BRASIL.
Rio de Janeiro/RJ – Brasil thiago.rosaef@gmail.com INTRODUÇÃO
As lutas inseridas no espaço escolar são comumente adotadas apenas como atividades extracurriculares, o que restringe sua prática apenas àqueles que tiveram algum contato anterior que justifique a sua busca como atividade extra. Isso decorre muitas vezes do fato da escola não enxergar seu potencial educativo e principalmente do próprio profissional de educação física não se sentir apto a ministrar essa atividade durante as aulas.
Além da opção da prática de alguma modalidade específica da luta de forma extracurricular, o uso das lutas como atividade no seu conceito mais amplo durante as aulas de educação física escolar, pode oferecer conteúdos que aumentam o arcabouço de experiências e vivências essenciais para a criança no seu desenvolvimento pleno.
A minimização do valor educacional desse instrumento e a dificuldade do manejo desta atividade nas aulas de educação física decorrem também de uma formação acadêmica inadequada, voltada às práticas corporais com ênfase em modalidades esportivas.
Isso criou no educador físico a idéia de que para usar as lutas em aula precisa-se de experiência esportiva em alguma dessas modalidades. Vale salientar que quando discutimos a temática das lutas na educação física escolar não falamos de ministrar nenhuma modalidade esportiva em si, e sim do conceito mais amplo definido nos PCN’s.
Nesse contexto, obter informações que contribuem para a valorização da luta como instrumento pedagógico dentro da escola, pode trazer benefícios que transcendem a educação
física