Conteúdo Lutas na escola
2.2 LUTAS DENTRO DOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS (PCN) As lutas são conteúdos da Educação Física Escolar. Está proposta nos PCN’S, mas pouco são utilizadas nas aulas, talvez por preconceitos associando lutas com a violência dentro da escola. Esses preconceitos refletem diretamente nos professores através dos pais dos alunos, que levam em consideração principalmente a transmissão da violência pela mídia.
Outros tipos de problemas afastam as lutas do ambiente escolar, como: professores que adotam sistemas repetitivos, práticas impensadas, rotineiras e mecânicas, má distribuição dos outros conteúdos, e ainda usá-los como atividades extracurriculares.O ambiente escolar retrata o que acontece na sociedade, a luta como um conteúdo da educação física vem sofrendo por restrições, pelos professores não utilizarem essa manifestação cultural em suas aulas, e ainda agridem o ensino delas.
Os termos esportes, arte-marcial e luta, são de pouco conhecimento dos professores, pois não diferenciam ou não sabem o significado de cada um dos termos. Também não precisam ser especialistas em cada modalidade, mas saber distribuir tamanho conteúdo, assim como a Proposta Curricular do Estado de São Paulo se refere, falando que todo conteúdo proposto pedagogicamente devem ser organizados para tematizar no ambiente escolar seus significados. Exemplo esclarecedor disso é a Capoeira, em seu meio possui várias manifestações e nomenclaturas, desde a dança até o esporte. Mas tendo significado em cada uma dessas manifestações. Parâmetros Curriculares Nacionais, as manifestações culturais do ser humano vêm de sua vivencia individual, nada como