LUTA
Duração: 50 minutos
-Aquecimento:
Pega- pega caratê: como em outros pega-pegas a brincadeira se inicia com um pegador predeterminado, do qual os demais alunos fogem, mas aqui o aluno se for pego terá outra chance de não se transformar em pegador: falar um nome de golpe em japonês ou algo que tenha ligação com as lutas. Se ele não conseguir, passa a ser o pegador; caso contrário, a brincadeira segue com o mesmo pegador.
-Parte principal:
Bexigas: este é um material que nos dá uma quantidade incrível de possibilidade de novas atividades. Aqui sugerimos um como o objetivo de possibilitar a vivência dos golpes do caratê em um objeto leve e macio. Após encher as bexigas, os alunos desenvolverão as seguintes tarefas:
Manter as bexigas no ar, tocando nelas com as mãos, como preferir.
Manter as bexigas no ar, tocando-as com as mãos fechadas.
Manter as bexigas no ar executando socos variados: para frente, lateral, de baixo pra cima;
Manter a bexiga no ar utilizando qualquer parte do corpo.
Manter a bexiga no ar com joelhadas.
Manter a bexiga no ar tocando-a com pés e pernas.
Em duplas, manter sua bexiga no ar e tentar fazer com que o colega derrube a dele.
-Volta à calma:
Morto-vivo carateca: escolhemos para esta brincadeira uma opção de estimular o contato com os idiomas utilizando em uma aula de lutas orientais, neste caso, a japonesa, dando os estímulos sonoros em japonês. Para ficar de pé, utilizamos a palavra hajime (que significa “pronto”, “começar”) e para sentar ou deitar, a palavra yame (“parar”).