Mercado Financeiro
Na moderna economia de mercado em que vivemos, há uma multiplicidade de agentes econômicos – governos, empresas e famílias, tomando as suas decisões relacionadas á produção e ao consumo. Enquanto alguns consomem menos do que produzem, e formam poupança disponível para a utilização de terceiros, outros consomem mais do conseguem produzir em determinado período, e precisam utilizar recursos dos poupadores. Independente das razões que motivam cada uma dessas decisões individuais, de alguma maneira, essa transferência de recursos dos poupadores para os tomadores precisa ser viabilizada.
O mercado de capitais é um sistema de distribuição de valores mobiliários que proporcionam liquidez aos títulos de emissão de empresas viabilizando o processo de capitalização, sendo ele constituído pelas bolsas de valores, sociedades corretoras e outras instituições financeiras.
Os principais títulos negociados são os representativos de empresas, as ações, debêntures, commercial papers, o que permitem a circulação de capital para custear o desenvolvimento econômico.
O sistema financeiro pode ser caracterizado como o conjunto de instituições e instrumentos que possibilitam e facilitam o fluxo financeiro entre os poupadores e os tomadores de recursos na economia, à transferência entre recursos dos poupadores aos faz com que haja a circulação e de capital e custeia o desenvolvimento econômico.
Contudo tem o objetivo de centralizar os recursos financeiros da sociedade para o comércio, a indústria e outras atividades econômicas.
2. COMO INVESTIR E OPERAR NO MERCADO DE CAPITAIS
Enunciado:
Sabendo-se que para operar no mercado secundário de ações é necessário que o investidor se dirija a uma sociedade corretora membro de uma bolsa de