Lusiadas
Calíope é a musa da poesia épica. Filha de Zeus e Mnemósine (memória) é umadas noves musas, que têm por missão a inspiração dos seres humanos para queestes se tornem criativos na arte e na ciência. As outras musas são Clio (Musada história), Tália (Musa da Comédia e da poesia ligeira), Melpómene (Musa daTragédia e da harmonia musical), Érato (Musa da poesia erótica), Urânia (Musada astronomia), Polímnia (Musa da poesia sacra), Terpsícore (Musa da dança edo canto) e Euterpe (Musa da poesia lírica).
Da união com Eagro, rei da Trácia ou de Apolo (deus da música), Calíope foimãe de Orfeu (poeta mítico e músico). Amada por Apolo, teve mais dois filhos:Himeneu (deus dos cantos nupciais, do casamento) e Iálemo (deus dos cantostristes pelos que morrem jovens);
Calíope, na mitologia grega, surge representada com um estilete e tabuinhas deescrita nas mãos. De porte majestoso, aparenta ser uma jovem mulher, coroadade ouro, com supremacia entre as musas suas irmãs.
Camões, no início do Canto III de Os Lusíadas, pede a Calíope que o inspire paramelhor contar a história de Portugal, como Vasco da Gama a relatou ao Rei de Melinde.
Calíope é invocada para que Vasco da gama tenha a inspiração e começar a explicar a geografia da Europa e a situação de Portugal no continente.
Ninfas
As Ninfas, na mitologia grega, são divindades femininas secundarias que habitam os campos, as florestas os mares. Encontram-se associadas à fertilidade, personificando a fecundidade da natureza. Há diversos grupos ou categorias entre as quais se podem citar as nereidas e as Oceânides que são Ninfas marinhas; as Crenéias, as Néiades e as pegéias que habitam respectivamente, as fontes, os rios e os lagos; as Hamadríades que são protetoras das árvores; as Napéias que vivem nos vales e selvas ou as Oréades que moram nas montanhas.
Filhas de Zeus, de acordo com Homero, com exceção das Melíadesas maisantigas e filhas de Urano, tinham o poder de profetizar, de proteger, de curar emesmo