Lumen Gentium
DIOCESE DE UMUARAMA – PR
LUCAS PEREIRA DOS SANTOS
RESUMO DO DOCUMENTO “LUMEN GENTIUM, VOCAÇÃO UNIVERSAL À SANTIDADE NA IGREJA”, Cap. V.
Com a leitura deste documento citado acima, resumo o que achei digno de mais importante no mesmo e aqui elenco com a finalidade de ter o conhecimento necessário deste capítulo, como também ter no coração e na alma a vontade de colocar em prática esta vocação primeira que recebemos no nosso batismo.
39. Sabendo que a santidade é indefectível da Igreja e também é a vontade de Deus que na qual o Apóstolo expressa: “Esta é a vontade de Deus, a vossa santificação” (1 Ts 4,3; cf. Ef 1,4). Assim o documento confirma pela palavra do Apóstolo, que todos pertencentes à Igreja são chamados à santidade.
E esta santidade se manifesta incessantemente nos frutos de graça que o Espirito Santo produz nos fiéis, exprimindo-se de muitas maneiras em todos aqueles que em harmonia com seu estado de vida, aproximar-se à perfeição da caridade, edificando os outros com o testemunho dos conselhos evangélicos.
40. Cristo Jesus, mestre e modelo divino de toda perfeição, pregou aos seus discípulos, que ele próprio é o autor e consumador: “Sede perfeitos, como é perfeito o vosso Pai celeste” (Mt 5,48). E enviou a todos o Espirito Santos para mover interiormente para amarem a Deus e aos outros, assim como Cristo nos amou.
No batismo da fé todos somos verdadeiros filhos de Deus, participantes da natureza divina e verdadeiramente santos. E, portanto devemos com a ajuda de Deus, conservar e aperfeiçoar na vida a santidade que recebemos. O Apóstolo exorta-nos a viver como os santos, eleitos de Deus, santos e prediletos de sentimentos de misericórdia, de mansidão, de benignidade, de humildade, de paciência e a fazerem servir os frutos do Espírito para a santificação.
Por tanto o documento deixa bem claro que todos os fiéis, sejam qual fora o seu estado ou classe, são chamados à plenitude da vida cristã e à perfeição da caridade,