luiz
Hey Jude, dos Beatles
No dia do lançamento da canção “Hey Jude”, dos Beatles, Paul McCartney avistou uma parede fora do estúdio que estava com cera de limpeza branca e pensou que seria uma ótima oportunidade de divulgação. Ele escreveu o nome da música nessa parede e foi ameaçado por um homem que explicou que “Jude” em alemão quer dizer “judeu”, sendo que o Partido Nazista costumava escrever isso nas portas de casas e estabelecimentos judaicos para reconhecimento.
Raça pura
A crença em uma raça superior era tão grande que os membros do Partido Nazista aniquilavam não apenas os judeus, mas também crianças, adultos e idosos arianos que apresentassem algum tipo de deficiência física ou mental.
Tabu na Alemanha
Até hoje, existem algumas palavras que são mal vistas pelos alemães devido às referências ao período do Holocausto. “Endlösung” (Solução Final) é um dos exemplos de expressões que devem ser evitadas, assim como “selektion” (seleção), uma referência ao ato de selecionar os judeus que morreriam nas câmaras de gás. Os autores Thorsten Eitz e Georg Stötzel desenvolveram o “Thorsten Eitz e Georg Stötzel” (em tradução livre, algo como O Dicionário para Lidar com o Passado), uma compilação dessas palavras que se tornaram um tabu na Alemanha.
Câmaras de gás
O gás utilizado nas câmaras