TRANSISTOR
CURSO DE INFORMÁTICA INDUSTRIAL INTEGRADO 1° ANO
TRABALHO DE ACE
ITABIRITO
2014
cENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA cEFET – MG – CAMPUS ITABIRITO
CURSO DE INFORMÁTICA IMDUSTRIAL INTEGRADO 1° ANO
Eduarda Gurgel
Jeanine Michelle
Nicole Tassar
Transistor
Trabalho apresentado à disciplina de Acionamento de Circuitos Elétricos coordenado pelo professor Mayckel Mendes.
ITABIRITO
2014
TRANSISTOR
O Transistor foi inventado nos laboratórios da Beel Telephone em dezembro de 1947 por Bardeen e Brattain. Ele é um componente eletrônico utilizado principalmente como amplificador e interruptor de sinais elétricos, também é usado como retificador elétrico em um circuito podendo ter variadas funções. O termo provém do inglês transfer resistor (resistor/resistência de transferência), como era conhecido pelos seus inventores.
O transístor (ou transistor) de junção bipolar, TJB, (bipolar junction transistor, BJT, em inglês), é o tipo de transístor mais comum, devido sua facilidade de polarização e durabilidade. Recebe este nome porque o processo de condução é realizado por dois tipos de carga - positiva (lacunas) e negativa (elétrons).
O transístor de junção bipolar foi o primeiro tipo de transistor a ser produzido, e que valeu o Prémio Nobel, aos seus inventores.
Até hoje, permanece como o único prémio Nobel a ser atribuído a um dispositivo de engenharia.
Os primeiros transístores foram produzidos com Germânio e passado algum tempo começou a ser utilizado o Silício.
O objetivo dos inventores foi substituir as válvulas termoiónicas, que consumiam muita energia, tinham muito baixo rendimento e funcionavam com tensões da ordem das centenas de volts.
IMPORTÂNCIA
O transistor é considerado por muitos uma das maiores descobertas ou invenções da história moderna, tendo tornado possível a revolução dos computadores e