Luiz
PEDAGOGIA
LUIZ HENRIQUE rocha oliveira
sujeito
São José dos Campos
2011
luiz henrique Rocha oliveira
sujeito
Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná.
Prof. Okçana Battini, Sociologia da Educação
Prof. Marcia Bastos, Teoria Geral do Conhecimento
Prof. Bernadete Strang, Processo Educativo no Contexto Historico
Prof. Carlos Eduardo Gonçalves, Psicologia da Educação
São José dos Campos
2011
1. INTRODUÇÃO
Logo antes de nascer a criança já começa a receber influencias sobre sua vida, e algumas delas ela levará para o resto de sua vida. O nome é um exemplo disso, muito alem de estética o nome carrega em si um significado, que certamente influenciará a vida da criança ao decorrer de toda a sua vida. Outro exemplo disso é a escolha do enxoval da criança, sendo que os componentes desse enxoval, desde as cores até os brinquedos vão influenciar muito na vida da criança, sendo que um pai que gosta de carros certamente dará carrinhos para que seu filho possa brincar.
Todas as pessoas que vivem a volta da criança vão de certa forma influenciar, dar exemplo, e certamente participar da lapidação da criança.
Mas cabe principalmente ao Educador ajudar o aluno no processo de se colocar perante a sociedade como sujeito construtor e construído, independentemente de qualquer diferença entre ele e o restante da sociedade.
2. PROBLEMA DE PESQUISA
Como fazer com que o seu aluno se compreenda como sujeito construtor e construído pela sociedade?
A relação entre aluno e professos deve ser uma relação de cooperação, sendo que um está interessado no que o outro tem a oferecer.
A diferença entre um educador e outros trabalhadores, está no fato de que o educador objetiva-se no processo de formação de outro sujeito.
Quando um aluno chega à sala de aula, parte do seu caráter já começou a ser formado, e cabe ao educador ajudar o aluno a encontrar o caminho certo