Luiz Mendonça
Elementos do grupo:
Carlos Renato nº 3
Diasson Dos Santos nº 6
Eila Bessa nº 8
Isaura Tchissola nº 11
Laércio Pereira nº 15
Weza Gaspar nº 23
Professor:
Aurélio Simões
ÍNDICE
1. Biografia
2. Poema “Ode à goiaba”
3. Versificação
3.1 - Análise Interna
3.2- Análise Externa
1. Biografia
José Luís Mendonça nasceu a 24 de Novembro de 1955, na comuna de Mussuemba, município de Golungo Alto, província do Kwanza Norte, Angola. É licenciado em Direito pela Universidade Católica de Angola, jornalista e poeta por paixão, é funcionário do UNICEF Angola, onde exerce actualmente as funções de assistente de informação.
Podendo ser considerado o mais vigoroso produtor de rupturas no plano formal naquilo que é a novíssima poesia angolana, preenche igualmente os requisitos para ser um dos mais inovadores poetas da Geração de 80, a chamada Geração das Incertezas. Inscreve-se numa das quatro tendências em que podemos analisar a poética dessa geração, caracterizando-se particularmente pelo rigor e intencionalidade na construção de metáforas e pela associação de sentidos, quando é confrontado com a necessidade de propor uma verdadeira linguagem poética.
Escreve para diversos órgãos de imprensa angolanos e tem participado em vários festivais internacionais de poesia. Figura em antologias de poesia angolana publicadas no Brasil e Portugal.
Cidadão participante activo elaborou e implementou um projecto (Ler é Crescer) para o incentivo do gosto pela leitura e aprimoramento do uso da língua portuguesa, com o apoio do Ministério de Educação, Instituto do Livro, União dos Escritores Angolanos e do Instituto de Camões . É membro da União dos Escritores Angolanos A sua obra poética é uma das mais representativas da poesia angolana contemporânea
Publicou seis livros de poesia:
• Chuva Novembrina (Prémio de poesia Sagrada Esperança, INALD,