Engenho Apipucos, Recife/PE
Ibipupurá (Ĩbipúpura; Ibipupura); Apipucos (Apipupos; Abbacuquí; Abacoúqús); de Gaspar de Mendonça.
Significado de Apipucos — (Arrabalde da cidade do Recife) — Corr. de apé-puc, o caminho se divide ou se parte; a encruzilhada; pode ser também corrupção de apé-puçú, caminho ou vereda longa. (Th. S., 111) — Alfredo de Carvalho.
NOTA: A interpretação de Alfredo de Carvalho para Apipucos parece ser a mais verdadeira, face à circunstância de que o caminho colonial, na direção do Recife, nesse engenho, se dividia em dois, um para o Engenho São Pantaleão e o outro diretamente para o 'Arrayal' (Arraial Velho do Bom Jesus).
Nome atual
Hoje o engenho está destruído e sua área reocupada pelo bairro de Apipucos/Recife, mas sua igreja sobrevive ao tempo, embora com algumas modificações.
Natureza
Engenho sob a invocação de Nossa Senhora da Madre de Deus, movido à água com igreja.
Localização
Suas terras ficavam localizadas na margem esquerda do rio 'Capĩibarĩ' (Rio Capibaribe).
Capitania de Pernambuco
Jurisdição: Cidade de Olinda, hoje Recife-Várzea.
Freguesia da Várzea.
Mapa
Præfecturæ Paranambucæ pars borealis, una cum Præfectura de Itâmaracâ
Mapa colonial
- Mapa PE-C (IAHGP-Vingboons, 1640) #40 Capitania de Pharnambocqve, plotado com o símbolo de engenho, 'Ԑ Abbacuquí', na m.e. do 'Capauiriuÿ' (Rio Capibaribe).
- Mapa IT (IAHGP-Vingboons, 1640) #43 Capitania de I. Tamarica, plotado como engenho, 'Ԑ Abbacuqui', na m.e. do 'Capauiriuÿ' (Rio Capibaribe).
- Mapa Y-41 (4.VEL Y, 1642) De Cust van Brazil tusschen Cabo St. Augustijn ende hoeck van Pommarel, plotada com símbolo de povoação, 'Abacoúqús', na m.e. do 'Rº: ∂e Avoga∂os:'.
- Mapa PE (Orazi, 1698) Provincia di Pernambvco, plotado como engenho, 'Ibipupura.', na m.e. do 'Capiibari'.
Pensão
04% (quatro por cento)
Histórico
1577 – Em sua origem, as terras de Apipucos faziam parte do engenho Monteiro/Recife-Monteiro, como consta em uma escritura de venda do mesmo engenho, lavrada