Luis felipe
Trabalho de Filosofia
Abril / 2013
Jardim / MS
Escola Estadual Antônio Pinto Pereira
Trabalho de Filosofia
Professor (a): Hansmiler
Aluno (a): Iana Farias Fernandes
Número: 20 Série: 3° ano ‘C’.
A Existência da ética e A Filosofia moral
Abril / 2013
Jardim / MS
A Existência ética
Senso moral e consciência moral
Vivemos certas situações, ou sabemos que foram vividas por outros, como situações de extrema aflição e angústia. Só assim, por exemplo, uma pessoa querida, com uma doença, está viva apenas porque seu corpo está ligado a máquinas. Suas dores são intoleráveis. Inconsciente, geme no sofrimento. Não seria melhor que descansasse em paz? Não seria preferível deixá-la morrer? Podemos desligar os aparelhos? Ou não temos o direito de fazê-lo? Que fazer? Qual a ação correta?
Um pai de família desempregado, com vários filhos pequenos e a esposa doente, recebe uma oferta de emprego que exige que seja desonesto e cometa irregularidades que beneficiem seu patrão. Sabe que o trabalho lhe permitirá sustentar os filhos e pagar o tratamento da esposa. Pode aceitar o emprego, mesmo sabendo o que será exigido dele? Ou deve recusá-lo e ver os filhos com fome e a mulher morrendo?
Situações como essa – mais dramática ou menos dramática – Surgem sempre em nossa vida. Nossa dúvida quanto à decisão a tomar não manifestam nosso senso moral (isto é, nossos sentimentos quanto ao certo e ao errado, ao justo e o injusto), mas põem à prova nossa consciência moral, pois exigem, sem sermos obrigados por outros, que decidamos o que fazer, que justifiquemos para nós mesmo e para os outros as razões de nossas decisões e que assumamos todas as consequências delas, porque somos responsáveis por nossas opções. Em outras palavras, a consciência moral não se limita aos nossos sentimentos morais, mas se refere também a avaliação de conduta que nos levam a tomar decisões por