Pesquisa Tema Luis Felipe
Pesquisa Tema de Ensino Religioso
Nome: Luis Felipe
Turma: 81
Professor: Gilberto
Data: 23/04/2015
Introdução
Neste trabalho vou falar sobre a contribuição da cultura indígena para a cultura gaúcha, sua culinária, seu vocabulário, seus hábitos e suas atitudes.
Desenvolvimento
Os reflexos indígenas na cultura brasileira estão presentes nos nossos hábitos, costumes e idioma.
ALIMENTAÇÃO – arroz de carreteiro, churrasco, charque.
MEDICINA - uso de plantas com propriedades medicinais.
VOCABULÁRIO - todas as plantas e animais nativos (que os portugueses não conheciam) conservaram o nome indígena, por isso é que, de acordo com o som, estas palavras são sempre escritas com J - X - Ç
Estes povos viviam da coleta, da caça e da pesca, fazendo uso de lanças, arcos e flechas, diferenciando-se culturalmente de acordo com os ambientes que ocupavam. Nas florestas do planalto montavam acampamentos próximos aos rios e utilizavam instrumentos de ossos e pedras, como picões e machados de grandes dimensões, adaptados para o corte de madeiras e raízes.
Hoje em dia as pessoas fazem as mesmas coisas, só que agora já temos facas, armas, varas de pesca e muitos outros objetos para fazer melhor essas ‘‘atividades’’.
Dante de Laytano divide a cultura indígena rio-grandense em três ciclos distintos, a saber: CIVILIZAÇÃO DO SAMBAQUI – pré-histórica. Não deixou vestígios na vida cotidiana do gaúcho atual. CIVILIZAÇÃO DO DESCOBRIMENTO – do qual procedem os poucos traços culturais, vivos até nossos dias. CIVILIZAÇÃO DA ATUALIDADE – em vias de extinção. Aproximadamente 4000 pessoas vivem em precárias condições, concentradas em sete postos da FUNAI, tendo seus padrões culturais profundamente alterados. Para o presente estudo, interessam as contribuições dos diversos grupos de povoadores à cultura espontânea sul-rio-grandense. Buscando estas influências no cotidiano, percebe-se que o hábito mais arraigado do gaúcho constitui-se no uso do