Educação fisica
Disciplina: Fundamentos da Ação Pedagógica II
ANÁLISE CRÍTICA E RESENHA DO FILME
ESCRITORES DA LIBERDADE
A professora, que foi a protagonista da história, chega para lecionar numa escola de ensino médio onde abre mão de um método tradicional, em que o professor é detentor de todo poder e conhecimento e os alunos eram conhecidos como ‘alunos-problema”, sem possibilidade alguma de recuperação, para trabalhar de uma forma totalmente inovadora indo de encontro a uma postura rígida adotada por seus colegas.
A protagonista procura então através de um projeto de trabalho penetrar e conhecer a realidade de cada um de seus alunos para que, a partir desta compreensão, desenvolvesse um trabalho de “construção”. Sua turma possuía um enorme potencial para superar suas próprias mazelas, dificuldades e traumas.
A professora buscou nas culturas, no contexto onde seus alunos viviam, dentro da realidade vivida por cada um deles, meios para resgatar a confiança neles mesmos recuperando a auto-estima e dignidade do grupo.
A professora em sala de aula utilizou diversos recursos.Um deles, por exemplo, foi a dinâmica feita em grupo onde a turma foi dividida em duas partes( aproveitando que a turma já era dividida internamente formando subgrupos separados por raças e preferências) e através de questionamentos pedia que os alunos que tivessem aquela característica ou vivenciado aquela situação dessem um passo a frente até a linha que dividia a sala. Com isso as diferenças foram se dissolvendo a medida que a turma percebeu que não eram tão desiguais assim.
Através dos diários cada um contou um pouco de sua vida, seus valores, seu modo de pensar, suas esperanças e frustrações. Através de instigações e situações problematizadoras a professora foi estimulando-os a participar e buscar saídas para as situações a serem resolvidas tanto dentro da escola quanto fora, pois o processo acabou se refletindo em suas vidas pessoais.