ludicos
É importante divulgar informações e popularizar de forma lúdica o conhecimento das ciências, possibilitando uma melhor “leitura de mundo” e conseqüentemente diminuindo o analfabetismo científico ainda existente em nosso país.
O lúdico no ensino das ciências é uma pratica inovadora, uma vez que o aprendizado não se restringe a um ambiente escolar, podendo tornar-se um momento prazeroso e instigante, permitindo que o conhecimento ciêntifico seja construído de maneira usualmente diferente, considerando os aspectos sociais e didáticos envolvidos na divulgação científica, acreditamos que o resultados são compensadores.
Mostrar que o ensino de ciências pode colaborar para a compreensão do mundo e suas transformações, para reconhecer o homem como parte do universo, significa afirmar que é dele o movimento de ressignificar o mundo, isto é, de construir explicações norteadas pelo conhecimento científico .Desta forma a utilização do brincar nesses contextos é para que ele possa ser de fato, um facilitador para o desenvolvimento do humano.
Assim, desde cedo as crianças, buscam explicações aos fenômenos que ocorrem no cotidiano, temos curiosidade intensa, uma espécie de espírito invetigativo natural. Vivemos em uma sociedade impactada pele ciência e pela tecnologia, onde todo cidadão necessita de uma cultura ciêntifico-tecnológica para entender, entegrar-se e atuar no mundo que o rodeia.
O ensino de ciências pode contribuir para a percepção da integridade pessoal e para a formação da auto-estima, da postura de respeito ao próprio corpo e ao dos outros, para o entendimento da saúde como um valor pessoal e social e para a compreensão da sexualidade humana sem preconceitos.
O ensino de ciências por meio lúdico diversifica-se em função das relações sociais, da forma de se expressar, das capacidades e da maneira de ser de cada um ,incentivando à prática do movimento por toda a vida do ser humano, relacionando-se