lUDICIDADE
TEMA: LUDICIDADE.
DELIMITAÇÃO DO TEMA: O LÚDICO COMO MEDIADOR DA APRENDIZAGEM NO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. PROBLEMATIZAÇÃO.
Sabemos que o processo ensino-aprendizagem deve acontecer de forma prazerosa. A problemática está em utilizar ou não o lúdico em favor do desenvolvimento da criança nessa série inicial. Ora, se é pela curiosidade que se prende a atenção, por que não utilizar o brinquedo infantil, que desperta o interesse da criança, exercita a inteligência e desenvolve suas capacidades?
JUSTIFICATIVA.
Este se justifica pela reflexão da minha prática como coordenadora pedagógica de uma escola particular no município de Jacundá, sudeste do Pará. Que ao longo das minhas experiências, percebi que o uso do brinquedo e jogos favorece o aprendizado e o desenvolvimento da criança.
OBJETIVO GERAL:
O objetivo deste é compreender melhor a aprendizagem da criança na primeira série do Ensino Fundamental, observando se os jogos e brincadeiras que fazem parte das estratégias de ensino dos educadores evidenciam o lúdico como ferramenta de extrema importância e grande influência no desenvolvimento cognitivo, psicomotor e afetivo da criança.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Identificar o uso do brinquedo na sala de aula.
Identificar o uso do jogo na sala de aula.
Comparar a relação existente entre brincadeira e aprendizagem.
Analisar o resultado do uso do lúdico na sala aula.
METODOLOGIA:
O trabalho aqui apresentado consiste numa pesquisa bibliográfica, onde faremos leituras, fichamentos, resumos e interpretações dos referenciais teóricos selecionados, seguido de escrita dos resultados alcançados.
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA:
A criança está inserida num contexto social formado por classes, etnias, gêneros, qualidades, onde ela participa da formação, construção e modificação da sociedade. Para tanto ela precisa adquirir confiança em si mesma, contando com o carinho e respeito dos adultos.
Assim