Tecnologia na Educação
A tecnologia é uma forma de auxílio na educação, ajuda na aprendizagem e no ensino. Os recursos tecnológicos devem servir como extensões do professor. É importante que haja não apenas uma revolução tecnológica nas escolas, mas também é necessária a capacitação do docente, pois a tecnologia é algo ainda a ser desmistificado para a maioria dos professores. Independente do recurso tecnológico em questão, o professor é o sujeito capaz de mediar o aprendizado e torná-lo mais atrativo, divertido e interessante para os alunos. Essas tecnologias estão possibilitando não só novas formas de ensino, através de novos cursos e projetos, como também processos de aprendizagem diferente dos tradicionais.Os recursos tecnológicos, bem mais do que aguçar a curiosidade do aluno em relação ao que está sendo ensinado, ajudam a prepará-lo para um mundo em que se espera que ele conheça, além dos conteúdos escolares, todos os recursos por meio dos quais esses conteúdos foram trabalhados.
Conceito Segundo o Dicionário de Filosofia de Nicola Abbagnano (1982,1906), a tecnologia é “o estudo dos processos. A tecnologia educacional é a área de conhecimento onde a tecnologia se submete aos objetivos educacionais.Ela procura auxiliar o processo ensino e aprendizagem de modo a propiciar formas adequadas de utilizar os recursos tecnológicos na educação, ou seja, as funções maiores da escola serão enriquecidas com a grandeza das novas fontes de informações e ferramentas tecnológicas modernas preocupando-se com as técnicas e sua adequação ás necessidades e á realidade dos educandos, da escola, do professor, da cultura em que a educação está inserida.
Cronologia
Após o fim da guerra fria, teve inicio a era tecnológica, no começo dos anos 1990. Introduziu nos países desenvolvidos e prosseguiu para países subdesenvolvidos. O Chile foi um dos primeiros países latino americanos a generalizar a utilização de computadores e da internet em seu sistema escola.