Ludicidade Monografia
A LUDICIDADE COMO FONTE NORMATIZADORA DA APRENDIZAGEM NO ENSINO FUNDAMENTAL INICIAL DA ESCOLA JOÃO PRUDÊNCIO DE BRITO
Parauapebas – Pará
Outubro 2011
PROBLEMÁTICA
A escola precisa ser uma fonte de conhecimento constante, inovadora, inspiradora e respeitada. No mundo globalizado em que vivemos estamos sempre nos aperfeiçoando e criando novas perspectivas, tanto pessoal como profissional. Saber escutar e executar tarefas é necessário para que nosso trabalho não fique obsoleto. Pensar na ludicidade dentro do contexto escolar é importante, pois aprender brincando é algo fabuloso e construtivo. As dificuldades encontradas com certas metodologias se tornam inúteis se não souber administrá-las em sala de aula, contudo, com atividades lúdicas alinhadas a metodologia a aprendizagem se tornará mais eficiente e agradável ao educando.
Os desafios são inúmeros, o medo, o receio de estar fazendo o errado, tudo isso muitas das vezes desencoraja o educador no ato de ensinar. Assim, construir o conhecimento aos educandos é algo contínuo e fabuloso, principalmente, quando se utiliza o lúdico.
Diante de tais enfoques epistemológicos no que tange o ato de ensinar e aprender, a ludicidade pode ser englobada no contexto da escola para uma melhor aprendizagem dos alunos do ensino fundamental inicial?
JUSTIFICATIVA
Ao longo desta jornada de estudos, pode-se perceber que as questões oriundas acerca da temática abordada é de fundamental importância para o enriquecimento do conhecimento no decorrer do curso, pois a visualização das ações coletadas neste percurso nos remetem a pensar que a ludicidade é de alguma forma viável para agregar novos valores culturais aos educandos.
Ao abordar este enfoque epistemológico da ludicidade é fato considerar que colocar mais esta ferramenta educacional em sala de aula é de importante significância, pois o ensino-aprendizagem se torna mais dinâmico e