Monografia ludicidade na educação infantil
EDINA DONATO DA SILVA¹
KENIS APARECIDA DA SILVA
VANIA MARIA DE OLIVEIRA
Acadêmicas do 8º semestre do curso de pedagogia da FAEL.
Profª. AIDE MARA BACHTOLD DIAS²
RESUMO: O presente trabalho apresenta uma reflexão feita após o desenvolvimento do projeto de Ludicidade e Infância anos Iniciais do ensino Fundamental realizada na Escola Municipal Vinícius de Moraes a qual oferece Educação Infantil e Ensino Fundamental. Atividades lúdicas para aumentar capacidade de se relacionar com o mundo e consigo mesmo. Neste estudo considerar-se-á que a relação entre os jogos lúdicos e o conhecimento lógico-cognitivo nos níveis do ensino fundamental, com o intuito de contribuir com indicações básicas para integrar o ensino aos jogos lúdicos.
A atividade lúdica, representada por jogos e brincadeiras, pode desenvolver o aprendizado da criança dentro da sala de aula: o lúdico se apresenta como uma ferramenta de ensino para o desempenho e desenvolvimento integral dos alunos, com o auxilio do jogo na escola traz benefícios a todas as crianças, proporcionando momentos únicos de alegria, diversão, comprometimento com o aprender e responsabilidade. A ludicidade é uma necessidade na vida do ser humano em todas as idades; e não deve ser vista apenas como diversão ou momentos de prazer, mas momentos de desenvolver a criatividade, a socialização com o próximo, o raciocínio, a coordenação motora, os domínios cognitivos, afetivos e psicomotores. Assim sendo, as aulas com jogos lúdicos devem ser desenvolvidas dentro da sala de aula, no aprendizado integrado às outras disciplinas. Usar a interdisciplinaridade é possível, os professores podem trabalhar a prática com a teoria, desenvolvendo as inteligências múltiplas e a participação efetiva dos alunos no processo pedagógico.
Professora: Aide Mara Bachtlod Dias Pedagoga pela Univali, Especialista em Educação Infantil e Séries Iniciais; Especialista em EAD pela