Resumo do conceito negociação
Esse tema vem sendo estudado com ênfase por vários autores de Administração Empresarial, desde meados do século XX, mas foi nas ultimas décadas que negociação como objeto de estudo ganhou destaque.
Existe varias definições para negociação; esse texto é fruto de pesquisas de estudiosos que se propuseram a definir o conceito de negociação. De acordo com Wanderley (1998), “Negociação é o processo de alcançar objetivos por meio de um acordo nas situações em que existem interesses comuns, complementares e opostos, isto é, conflitos, divergências e antagonismos de interesses, ideias e posições.”
De acordo com Junqueira (1995), “Negociação é o processo de buscar a aceitação de ideias, propósitos ou interesses, visando ao melhor resultado possível, de tal modo que as partes envolvidas terminem a negociação conscientes de que foram ouvidas, tiveram oportunidade de apresentar toda a sua argumentação e que o produto final seja maior que a soma das contribuições individuais.”
Uma dos artigos pesquisados que serviu como base para esse texto foi Técnicas e Negociação cujos autores participantes foram Basso, Lemos, Ferracini, Nunes, Silva e Miranda (2005), que explicam: “As negociações são fatores naturais em nossas vidas, tanto quanto a divergência de opiniões. Não apenas produtos são vendidos, mas também serviços, contratos, taxas de juros etc. As negociações são processos de comunicação