Lucro real
Prof. Gustavo Caçador
Tópicos Especiais de Contabilidade
|Aluno |Agnaldo Carvalho Dantas RA 2030765 |
Trabalho 2º Bimestre
1. Qual a origem do Comitê de Pronunciamentos contábeis?
A origem do CPC foi à necessidade da convergência das normas contábeis brasileiras as normas contábeis internacionais e foi criado a partir da união dos seguintes órgãos: ABRASCA – Associação Brasileira das Companhias Abertas, APIMEC NACIONAL – Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais, BOVESP A – Bolsa de Valores de São Paulo, CFC – Conselho Federal de Contabilidade, FIPECAFI – Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras” e IBRACON – Instituto dos Auditores Independentes do Brasil. Para centralizar a emissão de normas contábeis, pois vários órgão emitiam essas normas, deixar o processo de criação de normas contábeis mais democráticos com a participação de diversos organismos (produtores da informação contábil, auditor, usuário, intermediário, academia, governo), redução de custo de elaboração de relatórios contábeis, redução de riscos e custo nas análises e decisões, redução de custo de capital.
2. Quais os objetivos da criação do comitê? Conforme Resolução CFC no 1.055/05 em seu art. 2o o objetivo do CPC é: “o estudo, o preparo e a emissão de Pronunciamentos Técnicos sobre procedimentos de Contabilidade e a divulgação de informações dessa natureza, para permitir a emissão de normas pela entidade reguladora brasileira, visando à centralização e uniformização do seu processo de produção, levando sempre em conta a convergência da Contabilidade Brasileira aos padrões internacionais”.
3. Quais são as características básicas do comitê? O CPC é totalmente autônomo das entidades representadas, deliberando por 2/3 dos seus membros; O CFC fornece a estrutura necessária; As 6