Max weber
“Politik als beruf” ou “A política como vocação” foi, originalmente, um discurso pronunciado na Universidade de Munique em 1918, tendo como Ideias centrais desenvolvidas neste artigo: O que é a política, o Estado (moderno) e seu desenvolvimento, a burocracia, os tipos de dominação (tipos ideais), a relação entre moral e política.
Sobre o autor:
Maximilian Carl Emil Weber nasceu em 21 de abril de 1864 na cidade de Erfurt na Alemanha. Foi um intelectual alemão, jurista, economista e considerado um dos fundadores da Sociologia tendo como uma de suas principais obras o ensaio A ética protestante e o espírito do capitalismo e A política como vocação onde definia o Estado como "uma entidade que reivindica o monopólio do uso legítimo da força física”.
Em 1882 Max Weber matriculou-se na Faculdade de Direito da Universidade de Heidelberg, onde seu pai Sr.Max Weber havia estudado, frequentando também cursos de economia política, história e teologia. Em 1884 voltou para casa paterna e se transferiu para a Universidade de Berlim, onde obteve em 1889 o doutorado em Direito e em 1891 a tese de habilitação, ambos com escritos da história do direito e da economia.
Em 1893 casou-se com Marianne Schnitger, mais tarde uma feminista e estudiosa, bem como curadora póstuma das obras de seu marido. E em 1894 e 1896 foi nomeado professor de Economia nas universidades de Freiburg e Heidelberg.
No ano de 1901 sofreu de uma depressão aguda fazendo com que em 1902 não pudesse realizar atividades regulares de ensino ou científico. E em 1903 curou-se e renunciou ao cargo de professor e aceitou uma posição como diretor-associado do recém-nascido Archiv für und.
Durante a Primeira Guerra Mundial, serviu como diretor de hospitais militares de Heidelberg e ao término do conflito, voltou ao ensino da disciplina de economia, primeiro em Viena e em 1919 em Munique, onde dirigiu o primeiro instituto universitário de sociologia na Alemanha. Em 1918 ele estava entre os delegados da