Lucro Real
Lucro Real
RESUMO:
Atualmente muitas empresas são abertas, porém, são poucas que passam de um ano de atuação. Geralmente por falta de informação, falta de instrução, e má administração. Todos sabemos que empresas tem obrigações, porém essas obrigações podem variar de empresa para empresa. Isso porque cada sistema de tributação é diferente, ou seja, os impostos podem até ser os mesmos, mas as alíquotas podem variar a cada tipo. Por isso é muito importante para o empreendedor o conhecimento nessa área, para que possa entender o que esta acontecendo. Nesse artigo, apresentarei algumas características do Lucro Real, seu funcionamento, suas vantagens, desvantagens e comparação com os outros sistemas.
Palavras-Chave: Tributação, Planejamento, Legislação
1 INTRODUÇÃO
Desde os tempos mais remotos, já eram necessárias regras para manter a ordem na sociedade, a ciência responsável por essas leis é o Direito. Podemos dizer que atualmente ele esta em tudo, temos como exemplo as leis de trânsito e as leis trabalhistas. O direito tributário também é uma ramificação desse conceito de Direito. Atualmente o Direito tributário não é mais um campo do direito financeiro, pois ganhou autonomia devido a sua importância.
Além de ser responsável pelo Sistema Tributário Nacional, que coordena à arrecadação e distribuição de rendas, o Direito tributário também rege as normas aplicadas a União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios. Vale lembrar que os sistemas de tributação das empresas também é regido pelas normas do Direito Tributário.
Esses sistemas de tributação serão abordados adiante, onde haverá uma breve explicação sobre os conceitos, e posteriormente a explicação sobre cada tipo, tendo destaque o Lucro real, seus modos de calculo, as leis que envolvem, os livros de apuração, e também uma tabela constando as vantagens e desvantagens desse sistema.
2 DIREITO TRIBUTÁRIO
Para entendermos melhor o assunto,