Luciola
P1: Eu sou Lúcia, uma das personagens principais, passei por momentos difíceis em minha família e com apenas 14 anos vi como solução, me prostituir, tomando o nome de Lucíola, para comprar remédios para os meus familiares que tinham febre amarela.
P2: Paulo vê Lúcia pela primeira vez no Rio de Janeiro, e sem conhecer sua verdadeira vida, apaixona-se por ela. Mas essa impressão se desfaz na festa de Glória, onde ela é apresentada a Paulo, não como uma senhora, mas sim como uma mulher vivida.
P1: Tive vários amantes antes de conhecer Paulo, e depois que nós fomos apresentados, apenas Paulo passou a frequentar a minha casa , e após a segunda visita, Paulo deixa de lado o tratamento cortês que tinha comigo e passamos a primeira noite juntos. Para mim Paulo era o caminho para chegar a salvação. Na tentativa de deixar a vida de cortesã para trás, me mudei para uma casinha no interior junto de minha irmã Ana. A minha redenção chega ao auge quando descubro que estou grávida e não aceito. Por causa da minha gravidez complicada e da minha decisão de na abortar, morro grávida.
P2: e Paulo, atendendo a um pedido de Lúcia, cuida de Ana até que ela se case.