Luciola
Tópicos :
*A obra Lucíola apresenta em sua temática , fundamentalmente, a exaltação do amor , como força purificadora capaz de transformar:
Na obra Lucíola a exaltação do amor se dá através do amor desesperado de Paulo por Lucia , que não o ver como cortesã, e sim como uma angélica e delicada moça , mesmo sabendo de sua profissão . Amor que segundo Lucíola seria purificador , capaz de transformá-la . Sendo assim , Luciola vende sua luxuosa casa e vai morar com Paulo .
*A ambigüidade que caracteriza o perfil da protagonista , a localização geográfica, o romance urbano , caracterizando a sociedade:
Lucíola era a mais cobiçada cortesã de luxo do Rio de Janeiro em 1855 , nesta época havia muitos bordéis de luxo no rio, mas mesmo assim o livro causou impacto a sociedade , mesmo se tratando de um cenário absolutamente real . caracterizando o romance urbano , considerado impossível de se realizar numa obra plena de moralismo e sentimentalismo.
*O romance de desenvolveu no rio de janeiro em 1855. As pessoas naquela época se escondiam para não demonstrar suas “confusões” , para não causar nenhum escândalo diante da sociedade .
O livro fixa o Rio de janeiro da época , com sua fisionomia burguesa e tradicional, como uma sociedade endinheirada , preocupada com o status , e a “moral”.
*O Autor real , e o autor fictício, a narrativa da obra , o romantismo e o realismo na obra . O livro Luciola , publicado em 1862 , é uma obra bem ao estilo do Romantismo, muito embora exista uma outra manifestação do estilo Realista . Um romance de “primeira pessoa “ , ou seja, o narrador da história é um personagem importante da mesma , Paulo Silva . E Ele narra em cartas dirigidas a uma Senhora G.M ( José de Alencar), que as publica em livro , com título Lucíola .