cultura
Aos dezenove dias de mês de novembro de dois mil e doze, na sede da secretaria de educação municipal, localizada na rodovia BA um, kilometro três, entroncamento, Vera Cruz, Bahia, realizou-se a sessão ordinária do conselho de alimentação escolar com o objetivo de (assunto a ser tratado na reunião). A sessão foi presidida pelo senhor (a) fulano (a), tendo como secretária a senhora Jane Mara Ferreira. Contou com a participação de: (participantes – nomes completos/instituição). Inicialmente, o presidente declarou aberta a sessão, propondo a dispensa da ata da sessão anterior já aprovada. Em seguida o presidente solicitou à secretaria que anunciasse a ordem do dia: (pauta da reunião). (em seguida o desenvolvimento das pautas – falas ou colocações). (por conseguinte a descrição das conclusões e decisões provenientes da reunião). Nada mais havendo a tratar encerrou-se a reunião às quinze horas e quarenta e três minutos e, que, vai assinada por mim secretária Jane Mara Ferreira e pelos demais presentes.
É um documento que registra resumidamente as ocorrências, deliberações, resoluções e decisões de reuniões ou assembléias.
Para evitar qualquer modificação posterior a ata deve ser redigida de tal maneira que isso não seja possível:
- sem parágrafos ou alíneas, ocupando todo o espaço da página;
- sem abreviaturas;
- números escritos por extenso;
- sem rasuras nem emendas;
- sem uso de corretivo
- com verbo no tempo pretérito perfeito do indicativo;
- com verbo de elocução para registrar as diferentes opiniões.
Se o relator cometer um erro, deve empregar a partícula retificativa “digo”, como neste exemplo: “Aos dezesseis dias do mês de julho, digo, de junho, de dois mil e cinco...”
Quando se constatar erro ou omissão depois de lavrada a ata, usa-se em tempo: “Em tempo: Onde se lê julho, leia-se junho”.
Veja a seguir um modelo de ata: