Notas de terreno
1. Introdução
2. Enquadramento teórico
Conceito de freguesia
Serviços que presta
Centro de dia
3. Análise de dados
Organigrama
Caracterização da instituição
Caracterização dos idosos
4. Actividades realizadas
Caracterização da actividade
5. Reflexões Individuais
Por cada elemento do grupo
6. Bibliografia
INTRODUÇÃO
A observação para a disciplina de estágio II na licenciatura de Gerontologia social, onde ocorreu na Junta de Freguesia de Santo Ildefonso e é formado por quatro alunos do Instituto Superior de Serviço Social do Porto. No âmbito da disciplina de estágio o que ocorre no Centro de Dia/Centro de Convívio da mesma Freguesia, tem como contexto, já referido, a observação do funcionamento da instituição. O centro de dia/Centro de Convívio encontra-se num meio urbano do conselho do Porto. Teremos o propósito de observar alguns aspectos dentro da instituição: quem são as pessoas que frequentam esse espaço, quais são os serviços que presta, verificação da qualidade do serviço prestado, o espaço arquitectónico frequentado, procurar alguns aspectos para a melhoria dos pontos menos bons e qual o relacionamento existente entre as pessoas que frequentam o centro de dia/Centro de Convívio.
Enquadramento teórico
Actualmente as relações sociais e a interacção entra as pessoas, durante o processo de envelhecimento, funda um tema de interesse.
A organização mundial de saúde diz-nos que a participação na sociedade por parte do individuo é essencial para o bem-estar das pessoas. É necessário e importante reforçar os laços sociais, bem como a participação na sociedade para que o envelhecimento não seja associado ao abandono e ao isolamento, e isso pode ser feito através da participação nas organizações e instituições locais.
É essencial, também, ponderar a maneira como interagimos com os outros e tentar socializar mais para gerar novas relações e